16
16/07/2019
215 New Articles

Publicidade

Município implantará metodologia diferenciada na rede hospitalar


Melhorar e monitorar a qualidade assistencial na estrutura SUS, além de fortalecer as boas práticas no ambiente hospitalar.

Sesaps 14 03 2019Em busca de de sustentabilidade e eficiência, o Município de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAPS), em parceria com os hospitais da cidade, implantará uma metodologia diferenciada para garantir mais qualidade à saúde do barbacenense. A metodologia, conhecida como DRG Brasil (Grupo de Diagnósticos Relacionados), foi apresentada, por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SESAPS), nesta quinta-feira (14), no Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU), e contou com a participação de lideranças e gestores de hospitais, além de secretários de saúde e representantes de cidades da região. O palestrante foi o diretor executivo do DRG Brasil, Breno Duarte Roberto.

Conforme destaca o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, a iniciativa permitirá "avaliar nossos resultados e correlacionar com o que se gasta para tratar os pacientes; ou seja, verificar se os gastos com internações estão sendo revertidos em bons resultados para os pacientes", afirmou. "A crise financeira não pode nos paralisar. Há sempre uma forma nova de fazer as coisas com eficiência". O Prefeito Luis Álvaro Abrantes Campos, satisfeito com a iniciativa, destacou que todos os hospitais com atendimento pelo SUS (Hospital Ibiapaba, Hospital Regional, IMAIP e Santa Casa de Misericórdia) se juntarão ao Município para a aplicação da nova metodologia. "Estamos promovendo ações eficazes para melhorar ainda mais a área da saúde em Barbacena", ressaltou o Prefeito.

Sobre o DRG Brasil

O DRG Brasil é desenvolvido como uma plataforma especificamente moldada para o sistema de saúde brasileiro. Ela categoriza e mede a complexidade, a criticidade e o nível da segurança assistencial de cada paciente internado. Mensura e compara o desempenho - assistencial e econômico - de médicos, equipes, clínicas e hospitais com referenciais internos e externos nacionais. Com a plataforma DRG Brasil, é possível reduzir internações hospitalares potencialmente evitáveis; reduzir o tempo de permanência hospitalar ao essencial para o tratamento; reduzir as readmissões hospitalares; aumentar a segurança do paciente e controlar os desperdícios, garantindo sustentabilidade econômica através da qualidade assistencial. Atualmente, o DRG Brasil é usado para medir e melhorar resultados e contribuir na qualidade assistencial em hospitais e operadoras, tanto da saúde suplementar quanto do SUS, abrangendo mais de 13 milhões de pessoas em todo o país.


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: [email protected]






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.


Publicidade