06
06/12/2019

Publicidade

Dia do Doador Voluntário de Sangue – Saiba detalhes sobre a implantação do centro de coletas em Barbacena

Posto de coletas de Barbacena será na Santa Casa de Misericórdia e tem previsão de inauguração para janeiro de 2019. Saiba Mais...

Donate Blood 2423397 1920
Foto: Ilustração/Divulgação

Hoje, 25 de novembro, é comemorado no Brasil, o Dia do Doador Voluntário de Sangue. A data foi escolhida por ser o dia do aniversário de fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue e foi estabelecida em junho de 1964 pelo então presidente, Castello Branco.

A data, além de ser uma homenagem para os doadores, também serve para a conscientização da população sobre a importância de ser um doador, já que o sangue coletado ajuda a salvar milhares de vidas. O ato de doar sangue também pode ser celebrado no dia 14 de junho, que é considerado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Em Barbacena, os centros de coletas de sangue ainda são inexistentes. Os doadores frequentes ou os que gostariam de doar sangue pela primeira vez, tem que procurar o centro de coleta mais próximo. Hoje, os mais próximos de Barbacena ficam em São João del-Rei e em Juiz de Fora.

Segundo a Subsecretária de Planejamento e Regulação Assistencial (SUPLAS) da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS), Tatiane Kely Alves Puiatti, as obras do centro de coletas já estão avançadas e já tem previsão de inauguração. “As obras estão acontecendo dentro da Santa Casa de Misericórdia e serão entregues na próxima semana, última semana de novembro. Vai ser um posto de coleta avançado e tão logo as obras sejam entregues, a Secretaria de Saúde acionará o Hemominas para que eles venham equipar e nós colocaremos o posto em pronto funcionamento. Nós estamos colocando a previsão de inauguração para janeiro de 2019, para dar tempo de equipar tudo”, disse.

“O posto de coleta na cidade vai facilitar muito, porque hoje os doadores precisam ir em outras cidades para doar sangue. Os funcionários do posto serão treinados e capacitados pelo Hemominas”, finalizou, Tatiane.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue é necessário seguir regras impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Homens e mulheres;
  • Ter entre 16 e 68 anos;
  • Ter acima de 50 quilos;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
  • Grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;
  • Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto os homens devem esperar no mínimo 60 dias.

REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.