A iniciativa é uma parceria entre o Fórum do Amanhã, o Instituto Ação Pela Paz e a Apac de São João del-Rei
Neste domingo, 9 de Maio, recuperandos do regime fechado da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC de São João del-Rei comemoraram o Dia das Mães à distância, mas de uma forma muito especial. Com o auxílio dos chefes Rafael Pires, Fred Trindade, Caetano Sobrinho e Flávio Trombino, os recuperandos prepararam, ao todo, 100 refeições gourmet ao estilo mineiro, dentro da unidade. Por meio da parceria com a empresa de delivery UaiRango, as refeições foram entregues às mães de alguns dos internos como presente, no horário de almoço. A iniciativa conta como teste de um projeto maior que está sendo desenvolvido dentro da unidade, o Projeto Liberdade.
Enfocado na profissionalização da população carcerária e em uma aproximação da sociedade com o mundo das pessoas privadas de liberdade, o projeto visa a criação de um restaurante dentro da unidade que será administrado pelos próprios recuperandos. A iniciativa é uma parceria entre o Fórum do Amanhã, o Instituto Ação Pela Paz e a Apac de São João del-Rei, além de contar com o apoio do Supermercado Monterey, da empresa Fartura e da empresa de delivery, UaiRango.
Segundo Ralph Justino do Fórum do Amanhã, um dos objetivos é que os recuperandos atuem em todas as instâncias no projeto. "Na construção do restaurante, com a mão de obra, no design e criação dos móveis e louças, além do cozinhar e servir. Isso vai mostrar o trabalho incrível feito pelas Apacs e, por meio das parcerias, oferecer uma profissionalização dos internos".
Com o lema Cultivar, Cozinhar e Recuperar, esse projeto inovador pretende estimular, também, a alimentação sustentável, já que a maioria dos alimentos, principalmente carnes, legumes e verduras sairão das hortas e viveiros das duas unidades da Apac de São João del-Rei. Dessa forma o projeto será um exemplo de empreendimento que causa baixo impacto no meio ambiente e incentiva uma relação positiva com a saúde.
"O restaurante funcionará de quinta à domingo e mostrará para a sociedade civil, como esse sistema das Apacs dá certo, realmente, e deve ser replicado no país inteiro. A ideia é ir fazendo pequenas ações, enquanto o restaurante é construído e as pessoas são treinadas, para que a sociedade já conheça o projeto e comprem nossa ideia" completou Ralph Justino.
O Restaurante Liberdade está previsto para 2022
A iniciativa de construir um restaurante 100% mantido pelas Apacs de São João del Rei conta com o apoio de 4 famosos chefs mineiros que vão ministrar aulas gratuitas de gastronomia aos recuperandos. O projeto arquitetônico está nas mãos do renomado arquiteto Gustavo Penna. "A minha ideia é fazer um ambiente que liberta, com uma grande varanda, com fogão à lenha, cozinha aparente. O local terá integração com a natureza", revelou o arquiteto.
Segundo Cristina Nascimento, uma das organizadoras do projeto Liberdade, a intenção é profissionalizar os recuperandos para sanar a falta de mão-de-obra qualificada que a turística cidade de Tiradentes tem atualmente."Eles vão aprender e também vão trabalhar e serem remunerados. E depois que cumprirem suas penas, terão um mercado de trabalho vasto na região", explicou.
O restaurante irá operar com recuperandos em regime semi-aberto e será também criado um serviço de buffet para eventos, operado pelos que estiverem em regime fechado. Como a APAC de São João del Rei fica a 10 km de Tiradentes, uma cidade histórica e turística, e que conta com uma rede de restaurantes, hotéis e pousadas de alto nível, será realizado todo um trabalho de conscientização para que essa rede absorva os recuperandos que já tiverem cumprido pena e que tiverem se profissionalizado nestas áreas.
O Projeto Liberdade é uma iniciativa transformadora por aproximar a população ao mundo dos que estão cumprindo pena, quebrando tabus e preconceitos. Pressupõe uma atitude mais generosa frente aos que cometeram crimes e merecem uma segunda chance e, ao mesmo tempo, contribui para a maior segurança de toda a sociedade.