Sem presença de DNIT e concessionária, população de Lafaiete busca alternativas para problemas na BR 040

A Audiência Pública para discutir os problemas da BR 040 na região, promovida pela Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete nesta segunda-feira 19/11, iniciou com um minuto de silêncio em memória de todas as pessoas que morreram na rodovias. Saiba mais...

Audiência Pública iniciou com manifestação dos presentes de 'um minuto de silêncio' em memória das vítimas de acidentes na BR-040. Foto: Fato Real

A Audiência Pública para discutir os problemas da BR 040 na região, promovida pela Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete nesta segunda-feira 19/11, iniciou com um minuto de silêncio em memória de todas as pessoas que morreram na rodovia; e terminou deixando a sensação que os problemas não serão solucionados e que as tragédias que ceifam vidas e destroem famílias vão continuar. Prova disto é que poucas horas depois, na manhã desta terça-feira (20), outra família lafaietense está enlutada pela morte de um taxista em acidente no km 590 da “Rodovia da Morte”.

Desrespeito

Conforme já se previa, demonstrando desprezo e falta de respeito pela população e autoridades regionais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) tampouco a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e muito menos a Via 040, concessionária que ainda administra a rodovia (embora esteja prestes a devolvê-la ao Governo Federal), enviaram representantes à audiência pública promovida para buscar meios de reduzir a ocorrência de acidentes na BR-040 e apontar sugestões para elaboração do novo edital de concorrência.

Sem os principais alvos de reclamação, autoridades e representantes de segmentos regionais discutiram com a comunidade ações e iniciativas capazes de reverter o atual quadro de ocorrências quase diárias.

Falha no edital

O Promotor de Justiça, Glauco Peregrino, afirmou que no entendimento do Ministério Público o edital de concessão da rodovia à iniciativa privada já nasceu com a falha que estabeleceu que a concessionária poderia iniciar a cobrança de pedágio após concluir a duplicação de 10% da estrada, deixando a critério da própria empresa qual seria este trecho inicial. “Obviamente, a empresa optou por um trecho menos custoso e com mais facilidade para obtenção do licenciamento ambiental. Entendemos que, neste aspecto específico, o Governo Federal deveria ter sido mais impositivo e estabelecer que a duplicação se iniciasse pelos trechos com mais acidentes, sobretudo graves, o que teria poupado centenas de vidas no período em que a concessão vem vigorando.”
 

Para o diretor da Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete, Kennedy Neiva, a solução para os problemas da BR-040 passa por uma união de esforços que englobe segmentos políticos e sociais, uma frente que tenha representatividade e força política. Ele informou que o lafaietense José César da Costa, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já se colocou à disposição para intermediar reuniões em Brasília para que a cidade e região sejam , enfim, respeitadas diante deste impasse. “Sugerimos que as cidades da região situadas às margens da BR-040 se unam numa frente de prefeitos que tenha peso e representatividade. Isso, pra que a gente faça uma reunião com o futuro Ministro dos Transportes e consiga inserir nossos pleitos no novo edital de concessão. Acredito que nossos pleitos só serão alcançados se tivermos representatividade. Precisamos parar de perder. Perder tempo e perder vidas.”

Sugestões

 

Após explanações dos convidados e na presença de moradores do entorno da rodovia e populares que se manifestaram, foram apresentadas algumas sugestões, entre elas: Duplicação imediata dos trechos com maior índice de acidentes; organizar através da AMALPA e da Associação Comercial uma frente de forças políticas para elaboração de um manifesto a ser enviado à ANTT com reivindicações acerca do edital que será elaborado para a nova concessionária; implantação imediata de barreiras físicas dividindo as pistas para se evitar acidentes com colisões frontais; viabilizar condições de transposição segura de pedestres ao longo da BR040;manifestação na rodovia, não pagamento de pedágio, manifesto em defesa da permanência do Posto da Polícia Rodoviária Federal em Congonhas; imediata pintura da sinalização horizontal na BR 040 no trecho entre Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte.

No engarrafamento

O fato curioso ocorrido envolveu o deputado estadual Fred Costa, recém-eleito para a Câmara Federal. Com presença confirmada ele não pôde participar da audiência pública realizada nesta segunda-feira (19/11) na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. A caminho da reunião, procedente de Belo Horizonte, o parlamentar acabou preso em um enorme congestionamento formado na rodovia. Fred Costa, que desistiu de prosseguir a viagem depois de ficar parado cerca de uma hora na estrada, gravou um vídeo ainda na estrada e postou nas redes sociais denunciando a situação.

Leia também: Congestionamento impede participação de deputado em audiência sobre a BR-040

A Audiência Pública para discutir os problemas da BR 040 na região, promovida pela Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete nesta segunda-feira 19/11, iniciou com um minuto de silêncio em memória de todas as pessoas que morreram na rodovia; e terminou deixando a sensação que os problemas não serão solucionados e que as tragédias que ceifam vidas e destroem famílias vão continuar. Prova disto é que poucas horas depois, na manhã desta terça-feira (20), outra família lafaietense está enlutada pela morte de um taxista em acidente no km 590 da “Rodovia da Morte”.

Desrespeito

Conforme já se previa, demonstrando desprezo e falta de respeito pela população e autoridades regionais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) tampouco a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e muito menos a Via 040, concessionária que ainda administra a rodovia (embora esteja prestes a devolvê-la ao Governo Federal), enviaram representantes à audiência pública promovida para buscar meios de reduzir a ocorrência de acidentes na BR-040 e apontar sugestões para elaboração do novo edital de concorrência.

Sem os principais alvos de reclamação, autoridades e representantes de segmentos regionais discutiram com a comunidade ações e iniciativas capazes de reverter o atual quadro de ocorrências quase diárias.

Falha no edital

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Glauco Peregrino e Darcy de Souza

O Promotor de Justiça, Glauco Peregrino, afirmou que no entendimento do Ministério Público o edital de concessão da rodovia à iniciativa privada já nasceu com a falha que estabeleceu que a concessionária poderia iniciar a cobrança de pedágio após concluir a duplicação de 10% da estrada, deixando a critério da própria empresa qual seria este trecho inicial. “Obviamente, a empresa optou por um trecho menos custoso e com mais facilidade para obtenção do licenciamento ambiental. Entendemos que, neste aspecto específico, o Governo Federal deveria ter sido mais impositivo e estabelecer que a duplicação se iniciasse pelos trechos com mais acidentes, sobretudo graves, o que teria poupado centenas de vidas no período em que a concessão vem vigorando.”

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Kennedy Neiva e inspetor Machado

Para o diretor da Associação Comercial de Conselheiro Lafaiete, Kennedy Neiva, a solução para os problemas da BR-040 passa por uma união de esforços que englobe segmentos políticos e sociais, uma frente que tenha representatividade e força política. Ele informou que o lafaietense José César da Costa, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já se colocou à disposição para intermediar reuniões em Brasília para que a cidade e região sejam , enfim, respeitadas diante deste impasse. “Sugerimos que as cidades da região situadas às margens da BR-040 se unam numa frente de prefeitos que tenha peso e representatividade. Isso, pra que a gente faça uma reunião com o futuro Ministro dos Transportes e consiga inserir nossos pleitos no novo edital de concessão. Acredito que nossos pleitos só serão alcançados se tivermos representatividade. Precisamos parar de perder. Perder tempo e perder vidas.”

Sugestões

leleco

Wellington Luís (Leleco) criticou políticos e a Via 040

Após explanações dos convidados e na presença de moradores do entorno da rodovia e populares que se manifestaram, foram apresentadas algumas sugestões, entre elas: Duplicação imediata dos trechos com maior índice de acidentes; organizar através da AMALPA e da Associação Comercial uma frente de forças políticas para elaboração de um manifesto a ser enviado à ANTT com reivindicações acerca do edital que será elaborado para a nova concessionária; implantação imediata de barreiras físicas dividindo as pistas para se evitar acidentes com colisões frontais; viabilizar condições de transposição segura de pedestres ao longo da BR040;manifestação na rodovia, não pagamento de pedágio, manifesto em defesa da permanência do Posto da Polícia Rodoviária Federal em Congonhas; imediata pintura da sinalização horizontal na BR 040 no trecho entre Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte.

No engarrafamento

O fato curioso ocorrido envolveu o deputado estadual Fred Costa, recém-eleito para a Câmara Federal. Com presença confirmada ele não pôde participar da audiência pública realizada nesta segunda-feira (19/11) na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete. A caminho da reunião, procedente de Belo Horizonte, o parlamentar acabou preso em um enorme congestionamento formado na rodovia. Fred Costa, que desistiu de prosseguir a viagem depois de ficar parado cerca de uma hora na estrada, gravou um vídeo ainda na estrada e postou nas redes sociais denunciando a situação.

Leia também: Congestionamento impede participação de deputado em audiência sobre a BR-040


Com FATO REAL.COM.BR


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