Procon de Barbacena alerta aposentados e pensionistas quanto a empréstimos depositados sem solicitação ou autorização

De acordo com os relatos, estes consumidores foram surpreendidos com os depósitos em suas contas correntes, relativos a valores disponibilizados por determinado banco a título de empréstimos

Os empréstimos consignados, concedidos sem solicitação ou autorização, tem sido um dos principais alvos de reclamações por parte de aposentados e pensionistas. Os dados são apresentados pelo Procon Municipal de Barbacena, que alerta para possíveis medidas a serem tomadas.

De acordo com os relatos, estes consumidores foram surpreendidos com os depósitos em suas contas correntes, relativos a valores disponibilizados por determinado banco a título de empréstimos. Os empréstimos são na modalidade consignado, ou seja, são descontadas as parcelas no benefício previdenciário do aposentado ou pensionista.

Ao contatar o Banco, os beneficiados têm tido dificuldade de solucionar o problema, daí procuram o Procon. Em contato com o fornecedor, na maioria das situações o órgão consegue solicitar boleto para o estorno do valor e cancelamento dos empréstimos.

A Coordenadora Geral do Procon Municipal de Barbacena, Ariane Costa, explica como funciona os empréstimos indevidos. “O espantoso é que os consumidores que nos procuraram sequer tiveram contato com o banco que concedeu o depósito, ou seja, trata-se de empréstimo indevido, que não foi contratado ou autorizado por aqueles consumidores”, pontuou.

Tal prática ocorre em todo o Brasil e os órgãos de defesa do consumidor têm lutado para coibir esta abusividade. Medidas estão sendo tomadas por diversos órgãos e, inclusive, a instituição bancária que vem realizando essa prática, já foi multada em mais de R$ 7 milhões pelo Procon São Paulo.

Diante destes fatos, o Procon alerta os aposentados e pensionistas que verifiquem regularmente sua conta corrente.  Qualquer valor que tenha sido depositado por algum banco e que ele desconheça, a orientação é que procure o Procon Municipal, para que o órgão possa notificar o banco e solicitar o cancelamento daquele empréstimo, caso realmente não tenha sido autorizado.

Os aposentados podem ainda, para coibir tal prática, solicitar o bloqueio de seu benefício para empréstimo consignado, através da plataforma “Meu INSS”. Tal bloqueio impossibilita todos os bancos de concederem empréstimos, o que poderá ser revertido mediante desbloqueio.

O Procon de Barbacena atende de 08h às 17h e está localizado na Unidade de Atendimento Integrado - UAI, anexo ao prédio da Prefeitura, na Rua Silva Jardim, 340 – Boa Morte. Para atendimento presencial é necessário o agendamento no site www.mg.gov.br. As reclamações podem ser enviadas também para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Telefone de contato (32) 3331-8001

 


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