fbpx

Confira dicas para utilizar o décimo terceiro salário de forma consciente

Especialista recomenda que quitação das dívidas seja prioridade

O pagamento do décimo terceiro salário é um dos atrativos que tornam o fim do ano uma das épocas mais esperadas pelos trabalhadores brasileiros. São muitas as formas possíveis de se utilizar o acréscimo na renda. Segundo uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as mais populares são as compras de presentes (32%) e as comemorações de Natal e Ano Novo (21%). No entanto, os especialistas em finanças pessoais alertam que essas podem não ser as melhores alternativas.

Segundo o professor Leandro Silva, coordenador dos cursos de Gestão EAD do Centro Universitário Newton Paiva , o décimo terceiro salário é uma parte importante da renda dos trabalhadores, e a escolha de como ele será utilizado depende do histórico orçamentário de cada família. "Caso haja financiamentos ou dívidas significativas, o ideal é quitá-las ou buscar renegociações que permitam reduzi-las. Priorizar a regularização dos débitos em relação aos novos gastos ajuda a reduzir a possibilidade de superendividamento no próximo ano", recomenda.

Após se livrar das dívidas, o próximo passo deve ser os investimentos. Para Leandro, manter uma reserva de emergência é uma forma de se resguardar no curto e médio prazo, e deveria ser um objetivo de toda família. A referência para esse tipo de investimento deve ser o próprio orçamento. O ideal é que se reserve uma quantia que permitiria preservar o padrão de vida por aproximadamente seis meses em caso de imprevistos.

Com as dívidas quitadas e a reserva garantida, chega a hora mais esperada para a maioria dos consumidores: a de planejar as compras, viagens e festas. Nesse momento, a recomendação de Leandro é pesquisar bastante e dar preferência aos pagamentos à vista ou parcelamento em poucas prestações, de forma a se evitar um ciclo vicioso com um novo endividamento.

Leandro explica que suas dicas são baseadas na avaliação do mercado e dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas, mas que não há uma receita de bolo. "É importante fazer um planejamento do ano, já contando com as contas a pagar, os possíveis imprevistos e com o cenário de instabilidade econômica em que vivemos. Por fim, é importante se lembrar da máxima do equilíbrio financeiro e nunca gastar mais do que se ganha", finaliza o especialista da Newton Paiva .

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 49 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE - Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU - Centro de Exercício Jurídico, NPCont - Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus - primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 

 







 

entre em contato pelo whatsapp