IVERT reuniu os mais importantes articuladores socioambientais para atuarem na nova Casa Verde
Na imagem, a diretoria do IVERT com algumas das parceiras de prestação de serviços da CASA VERDE que já está em pleno funcionamento - Foto: Kátia Cilene/BarbacenaMais
Aconteceu na tarde de segunda-feira, 31 de outubro, a inauguração da nova sede do Instituto Sócio Ambiental das Vertentes - o IVERT - associação privada com ênfase na garantia dos Direitos Sociais e promoção do Meio Ambiente, da Arte, da Cultura, da Alimentação, Assistência Social e Educação de Qualidade.
Fundado em agosto de 2001, o IVERT vem atuando democraticamente na vida do barbacenense, principalmente na garantia dos Direitos Sociais da população, com ampla participação de seus diretores nos mais variados conselhos municipais da cidade, e com isto acompanhando de perto as decisões tomadas pelo Poder Público e exigindo que as pautas sejam responsáveis e que atendam os desejos da maioria do povo.
Dentre as várias atividades do IVERT, algumas delas se destacam, como a promoção do artesanato local, as feiras de produtos orgânicos, as oficinas de palhaçaria organizadas pelos Clowns do IVERT, e tudo se concentra em torno da Casa Verde, um espaço de apoio mútuo para os pequenos produtores e prestadores de serviços que atuam com ênfase em práticas integrativas, artes, dança, proteção ao meio ambiente e produção de alimentos.
Desde a última segunda-feira (31), a Casa Verde foi reaberta e passou a funcionar na Rua Marechal Floriano Peixoto, 60, próximo à Policlínica Maternidade, com uma grande concentração de produtos, serviços, cursos e atendimentos.
O horário de funcionamento da Casa Verde é de Segunda a Sexta-feira, das 8 às 18 horas, exceto às quintas-feiras, quando inicia suas atividades às 6 horas com a Feira de Produtos Orgânicos que são vendidos diretamente pelos produtores.
Dentre as atrações da Casa Verde estão:
- Economia Solidária
- Atendimento de Práticas Integrativas: Biodigital, Fitoterapia, Plantas Medicinais, Ventosas, Danças Circular, dentre outras;
- Aulas de Corte e Costura, Bordado, Crochê, Macramê, Tricô, dentre outras técnicas;
- Oficina de Palhaçaria com os Clowns do IVERT;
- Dança Afro e Percussão;
- Oficina de Biscoito, Legumes e frutas secas, e Reaproveitamento de Alimentos;
- Projeto de Confecção de Sacos de dormir para doação a moradores de rua confeccionados a partir de sombrinhas danificadas;
- Confecção de absorventes ecológicos para doação a jovens em situação de vulnerabilidade social;
- Oficina de produção de sabão;
- Oficinas de artesanato;
- Brechó beneficente de roupas, calçados e acessórios;
- Dentre outras tantas oficinas e cursos.
Os interessados em conhecer, participar de oficinas, tratamentos, cursos ou apoiar a Casa Verde do IVERT também podem entrar em contato através do telefone (32) 99809-8800.
Na Marechal Floriano Peixoto, 60, a nova sede da CASA VERDE vai movimentar Arte, Saúde, Agroecologia e Meio Ambiente - Foto: Kátia Cilene/BarbacenaMais