Shirley Gava, esta mãe atípica que tanto inspira as mulheres barbacenenses fala sobre sua relação com o Autismo
![]() |
Shirley Gava, fundadora da AMAB, tem sua trajetória de lutas pelos autistas paralela à da conscientização do TEA em Barbacena |
O mês foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, para lembrar a data e chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado hoje, 2 de abril. Conhecer sobre o tema é uma das formas encontradas para diminuir a discriminação. Por isso, dedicar um mês ao assunto é tão importante.
Apesar das dificuldades, os Autistas fazem parte da sociedade e possuem os mesmos direitos de todo cidadão. Por isso, conscientizar-se e promover ambientes inclusivos, além de dar visibilidade à causa, é um dever de todos nós!!
E, para falar um pouco do autismo convidamos ninguém menos que ela, Shirley Gava, esta mulher que tem sido fundamental nos avanços que o tratamento do TEA tem tido em Barbacena, e ela nos fala um pouco sobre sua relação com o autismo. E-mo-ci-o-nan-te-!
"Sou Shirley Gava, Pedagoga, Psicopedagoga, Fundadora da AMAB (Associação de Mães e Amigos do Autista de Barbacena) e mãe atípica.
Alguém com Autismo ensinou a me libertar do preconceito, da falta de aceitação do diagnóstico e ver a vida com mais leveza.
Alguém com Autismo me fez enterrar a criança que tanto idealizei e aceitar com todo amor do mundo o anjo que Deus enviou do céu pra eu cuidar.
Alguém com Autismo me fez libertar de todo medo do " olhar de julgamento" , principalmente dos ignorantes e das pessoas sem conhecimento.
Alguém com Autismo me fez mesmo sem forças, criar e cuidar de uma Instituição e abraçar a causa, junto com inúmeras famílias que estão no mesmo barco.
Alguém com Autismo me fez ter mais paciência, perseverança, serenidade, amor e valorizar os pequenos gestos, remando em mares calmos e na maioria das vezes em tempestades.
Alguém com Autismo me ensinou que, flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só, elas não sabem viver sozinhas.
Alguém com Autismo me ensinou que, nunca devemos ter vergonha de nossos filhos autistas, independente das características que sobressaem no transtorno. Pois familiares que não querem assumir o diagnóstico, esses sim são pessoas inacabadas, prisioneiras do seu próprio orgulho, da sua fraqueza, vaidade e mesquinhez, se camuflando para que a sociedade não saiba o que todos já tem certeza.
Alguém com Autismo me ensinou que, o amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração que sozinhos jamais poderíamos enxergar.
Alguém com Autismo me ensinou que, ninguém pode saber o que é a felicidade, se ainda não tiver passado pela decepção. Só podemos saborear bem a vitória quando sentimos o gosto amargo da tristeza e da derrota.
O avesso é repleto de ensinamentos e a vida também...💙💙💙💙"
Autoria: Shirley Gava
LEIA TAMBÉM:
- Vereador Glauber Milagres Gava executa 'operação tapa-buracos´ na rua José Portes, bairro do Carmo
- Prefeitura abre novo processo seletivo com vagas para nível médio e superior
- Familiares de Elder dos Santos, queimado vivo, fazem passeata pedindo justiça
- Advogados da família de Stefânia recorrerão da sentença na tentativa de aumentar a pena