Filmes "work in progress" serão exibidos a produtores, curadores e distribuidores, em meio a outras várias atividades
Profissionais do audiovisual de várias partes do mundo se reúnem novamente na Mostra de Tiradentes para mais uma edição da Conexão Brasil Cinemundi
Filmes "work in progress" serão exibidos a produtores, curadores e distribuidores, em meio a outras várias atividades, como rodas de conversa, encontros de negociação, orientação a filmes, roteiros e projetos e interação entre profissionais do meio durante mais uma edição itinerante do programa Brasil CineMundi
Pelo quarto ano consecutivo, a Mostra de Cinema de Tiradentes, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, recebe a Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi – InternationalCoproduction Meeting. O programa, realizado anualmente desde 2010 em Belo Horizonte durante a CineBH, consolida-se como um ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios, conectando a produção brasileira à indústria audiovisual e promovendo ações de cooperação, intercâmbio e encontros de negócios na capital mineira. Desde 2022 a Mostra de Tiradentes recebe uma extensão do Brasil CineMundi, ampliando as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro e das redes de contato e networking dos profissionais da área. Essa ampliação ganha ainda mais força com o retorno da PETROBRAS como patrocinadora master do evento, o que garante novo fôlego para a atuação da Mostra Tiradentes na formação, reflexão, exibição e divulgação do cinema brasileiro no país e no mundo.
Em Tiradentes a Conexão BCM reúne filmes brasileiros em fase de "work in progress" (WIP) e laboratórios para projetos em desenvolvimento. Em 2025, a curadoria volta a ser composta por Cléber Eduardo, Pedro Butcher e Claire Allouche. O trio selecionou cinco longas-metragens para exibição em sessões fechadas a plateias de convidados internacionais e nacionais que representam vários setores da cadeia de produção e difusão do cinema independente no mundo tudo.
Os filmes escolhidos para o WIP Tiradentes – Conexão Brasil CineMundi em 2025 são: "O Monstro", de Helena Guerra (SP); "Morte e Vida Madalena", de Guto Parente (CE); "Não Estamos Sonhando", de Ulisses Arthur (AL); "Nós a Sós", de Márcio Picoli e Victor Di Marco (RS); e "A Voz de Deus", de Miguel Antunes Ramos (SP). É um conjunto de obras de baixo orçamento, autoral e representativo da diversidade regional brasileira.
"Embora os cinco filmes sejam muito distintos, com estilos, tons e personagens pouco aproximados à primeira vista, cada um deles lida, à sua forma, com problemas relacionados à juventude", destaca Cléber Eduardo. "São quatro ficções e um documentário, em todos com personagens de questões relacionadas às imagens de si e às outras imagens, a seus êxitos, fracassos e dificuldades pessoais e profissionais, a seus próprios corpos e doenças, às suas tarefas estudantis e profissionais com suas precariedades e obstáculos".
Os filmes chegam a Tiradentes em estágio de corte final ou próximo disso, buscando oportunidades de inserção em festivais e mercados internacionais. Na mostra, durante a Conexão BCM, os realizadores terão contato direto com programadores de eventos da Europa e América Latina.
Além das sessões WIP, a Conexão Brasil CineMundi oferece os laboratórios Imersão DocBrasil e ProjetoLab, nos quais 13 projetos em desenvolvimento serão orientados em seus aspectos criativos e de produção. As atividades incluem debates, rodas de conversa e networking com profissionais do setor. Entre os convidados estão distribuidores, programadores e curadores, como Daniel Queiroz (Embaúba, Brasil), Julien Rejl (Cannes, França) e Pamela Bienzóbas (Locarno, Suíça).
A programação destaca também os critérios e prioridades nos festivais internacionais de cinema, em debate com a participação de diretores e programadores de importantes festivais internacionais para discutir os critérios e os caminhos de curadoria nas seleções de filmes e como o cinema brasileiro é percebido no exterior. Integram a mesa: Ansgar Vogt, diretor artístico do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (Colômbia); Cyril Neyrat, diretor artístico do FIDMarseille (França); MaríaCampañaRamia, programadora do InternationalDocumentaryFilm Festival Amsterdam - IDFA (Países Baixos); Pavel Cortes, diretor de Programação do Festival Internacional de Cine en Guadalajara – FICG (México); Raúl Camargo, diretor do Festival Internacional de Cine de Valdivia - FICValdivia (Chile); Roger Koza, programador do Filmfest Hamburgo, da Viennale, do Doc Buenos Aires e FICIC (Argentina/Áustria/Alemanha); e Walter Tiepelmann, diretor artístico do FIDBA e Coordenador do Málaga WIP (Argentina/Espanha). A mediação é de Cleber Eduardo e Pedro Butcher, curadores do Conexão Brasil CineMundi | Brasil.
CONFIRA AS ATIVIDADES DA CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI
DEBATES
Discussões e trocas de ideias sobre temas relevantes no universo cinematográfico.
LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS | PROJETOLAB
Laboratório de projetos de longas-metragens de ficção, direcionado a realizadores, roteiristas, diretores e produtores, com encontros coletivos e individuais para aprimoramento das propostas de filmes. Instrutoras: Joana Oliveira e Júlia Nogueira | Brasil
LABORATÓRIO DE PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO | IMERSÃO DOCBRASIL
Encontro entre proponentes de documentários para análise e discussão de suas propostas de longa-metragem, endereçado exclusivamente para diretoras e diretores maiores de 18 anos e com até no máximo três longas-metragens finalizados até novembro de 2024. Instrutor: Cleber Eduardo | Brasil
WIP – CORTE FINAL
Cinco longas brasileiros exibidos em sessões fechadas para programadores internacionais e players brasileiros no período de 27 a 30 de janeiro, no Cine-Tenda.
MOSTRAS AURORA, FOCO E OLHOS LIVRES
Convidados e players participam de sessões dos filmes que integram as três principais mostras competitivas do festival, no período de 26 a 31 de janeiro, no Cine-Tenda.
ENCONTROS INDIVIDUAIS
Conversas entre os convidados e representantes dos filmes.
AGENDA DE RELACIONAMENTO
Almoço especial para os convidados, representantes dos filmes e curadores para ações de networking, 31 de janeiro, sexta, no Senac Tiradentes.
CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Anúncio dos filmes WIP vencedores, no dia 1º de fevereiro, no Cine-Tenda, na solenidade de encerramento do evento. Os prêmios são oferecidos em serviço pelos parceiros do evento: Cinecolor, O2 Pós e Retrato Filmes; e uma vaga para participar da próxima edição do Málaga WIP, na Espanha.
LISTA DE CONVIDADOS PARA A 4a CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI
Alexandre Nicolau - gerente, produtor, FiGa | Brasil
Ansgar Vogt - diretor artístico, Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias | Colômbia
Cintia Gil - programadora | Portugal
Cyril Neyrat - diretor artístico, FIDMarseille | França
Daniel Pech - distribuidor, Retrato Filmes | Brasil
Daniel Queiroz - distribuidor, Embaúba Filmes | Brasil
Eduardo Valente - curador, Berlinale/Olhar de Cinema | Alemanha, Brasil
Felipe Lopes - distribuidor, Retrato Filmes | Brasil
Ibirá Machado - distribuidor, Descoloniza Filmes | Brasil
Júnia Matsuura - produtora e distribuidora, We Are Here | Alemanha
Letícia Santinon - distribuidora, Cajuína Audiovisual | Brasil
MaríaCampañaRamia - programadora, InternationalDocumentaryFilm Festival Amsterdam – IDFA | Países Baixos
Pavel Cortes - diretor de programação, Festival Internacional de Cine en Guadalajara (FICG) | México
Raúl Camargo - diretor, Festival Internacional de Cine de Valdivia – FICValdivia | Chile
Roger Koza - programador, Filmfest Hamburgo, Viennale, Doc Buenos Aires, Ficic | Argentina, Áustria, Alemanha
Ronaldo Bettini - diretor de novos negócios e produtor, A2 Filmes | Brasil
Talita Arruda - distribuidora, Fistaile | Brasil
Walter Tiepeltmann - diretor artístico, Fidba / coordenador, Málaga WIP | Argentina, Espanha
LEIA TAMBÉM:
- Chef Ronie Peterson, de Barbacena, comanda jantar em homenagem a Bruna Linzmeyer na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes
- Mostra Tiradentes abre o calendário audiovisual de 2025 com programação abrangente e gratuita
- Programação artística da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes tem atrações para públicos de todas as idades; confira
- Museu da Loucura tem novo horário de funcionamento durante as férias de janeiro