Sessão de estreia dos filmes Terra de Heróis e Por ser daqui, no Centro Cultural Yves Alves



As duas produções fazem parte do projeto Con(fiar) do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, Pró-reitoria de Cultura da UFMG (PROCULT), que tem o propósito realizar o registro das memórias e trajetórias de pessoas comuns

Sessão de estreia dos filmes Terra de Heróis e Por ser daqui, no Centro Cultural Yves Alves

Os filmes “Por ser daqui”, documentário que nos mostra um pouco das memórias e da trajetória do mestre e artífice tiradentino Edson Lopes e “Terra de heróis”, filme experimental com relatos orais, memórias compartilhadas pelos tiradentinos e imagens contemporâneas de Tiradentes, têm suas estreias marcadas para o dia 18 de Dezembro às 18h no Centro Cultural Yves Alves, com entrada gratuita.

🔔Receba no seu whatsapp todas as notícias em tempo real - Entre agora!

As duas produções fazem parte do projeto Con(fiar) do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, Pró-reitoria de Cultura da UFMG (PROCULT), que tem o propósito realizar o registro das memórias e trajetórias de pessoas comuns, especialmente de mestres e mestras de ofício e portadores de saberes e heranças culturais da cidade de Tiradentes e da região do Campo das Vertentes, que se recriam através das gerações.

O documentário Por ser daqui é dedicado a Edson Lopes dos Santos, tiradentino e funcionário do IPHAN em Tiradentes por mais de quatro décadas. Edson mantém o patrimônio vivo e ativo na cidade, através do notório saber que tem das técnicas construtivas tradicionais. O filme nos mostra um pouco das memórias e da trajetória do Edson, bem como deste saber, fruto de profundo conhecimento e envolvimento dele com os materiais e com o patrimônio. Por ser daqui buscou identificar, documentar, promover, valorizar e transmitir este patrimônio imaterial com o objetivo de salvaguardar aqueles que possuem em si os saberes, as tradições e os conhecimentos de inegável valor histórico, social e artístico.

LEIA TAMBÉM:

Já o filme experimental Terra de Heróis surge do encontro do projeto “Lugares Imaginários de Memória”, desenvolvido dentro da Residência Docente da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT-UFMG), com o projeto de extensão Con(fiar). Terra de Heróis fala de memórias compartilhadas, juntamente com a materialidade das coisas. Fala das experiências íntimas, vivenciadas por cada habitante da cidade, que, por vezes, não encontram palavras para expressá-las. Os relatos orais e imagens contidos neste filme permitem vislumbrar e imaginar uma Tiradentes que está muito além da visão e perceber a íntima relação do tiradentino com sua terra e com sua história

 Siga o BarbacenaMais no InstagramX e Facebook

Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook


Imprimir  







entre em contato pelo whatsapp