Featured

Evento na UFSJ movimenta discussões sobre Comunicação, Jornalismo e Democracia



Programação com jornada, congresso e semana acadêmica movimentou a universidade durante três dias, com oficinas, debates e apresentação de trabalhos
A programação integrada que uniu a I Jornada Nacional de Comunicação Política e Democracia, o III Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes e a XII Semana Acadêmica de Jornalismo da UFSJ chegou ao fim na última sexta (dia 14), consolidando três dias de atividades intensas, diversidade de temas e uma forte circulação de pessoas, ideias e experiências.
 
Ao longo dos dias, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, profissionais de comunicação e lideranças sociais participaram de 10 oficinas, quatro mesas-redondas e nove sessões de Grupos Temáticos (GTs). Ao todo, foram mais de 70 trabalhos acadêmicos apresentados – de universidades do Nordeste ao Sul do país, com forte presença de instituições mineiras como Unipac, Univale, UFV, UFJF e UFMG.
 
Para Rafael Salviano, graduando em Comunicação Social – Jornalismo, atual vice-presidente do Centro Acadêmico do curso e membro da Comissão Organizadora, o evento entregou uma programação enriquecedora que pensou a comunicação em suas mais diversas áreas.
 
"Foi gratificante ver o esforço de tantas pessoas para que a programação fosse a melhor possível. O evento foi um sucesso e deixou sua marca na UFSJ", avalia o discente.
 
A também estudante do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, Maiara Maia, concorda com a avaliação.
"Achei muito legal também que não ficou restrito só à UFSJ! Tinha estudantes de outros cursos e de outras faculdades, e isso, na minha opinião, enriqueceu muito a troca de experiências", aponta Maiara, que faz parte da empresa júnior Mosaico Comunicação Jr., responsável pela cobertura oficial da programação.
 
Docente titular do Departamento de Comunicação Social, Luiz Ademir de Oliveira, reforça: "foi um esforço coletivo que mostra a força do campo da Comunicação e da Comunicação Política nas universidades e fora delas. Muita coisa foi colocada em movimento: pesquisa, formação, debates e encontros".
 
"Momentos como esse ajudam a fortalecer as universidades, o próprio campo da Comunicação Social e ampliam nossa capacidade coletiva de olhar para o país com mais rigor, responsabilidade e imaginação", reflete o jornalista e publicitário, Arthur Raposo Gomes. Doutorando em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora, ele também fez parte da Comissão Organizadora da programação integrada.

Os próximos passos incluem a publicação de livros digitais (e-books) com os trabalhos completos e a continuidade das articulações para a próxima edição dos eventos.

O evento foi organizado pelo Departamento de Comunicação Social da UFSJ (DCOMs), pelo grupo de pesquisa "Comunicação, Identidade e Cidadania" e pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social – Jornalismo (CACoS). A iniciativa teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Bolsa de Produtividade Nível 2 do professor Luiz Ademir de Oliveira, e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSJ (Promel).
 
 Fotografias: Mosaico Comunicação Jr.
 
LEIA TAMBÉM:
 
 
 
 
 
 
Siga o BarbacenaMais no Instagram X Facebook