UFMG promove simpósio on-line sobre saúde mental de idosos com debate sobre estilo de vida e Medicina Integrativa

Com inscrições gratuitas, abertas a todos os interessados, o evento será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom Meeting, nos dias 23 e 24 de fevereiro

UFMG promove simpósio on-line sobre saúde mental de idosos com debate sobre estilo de vida e Medicina Integrativa

 

Estilo de vida e medicina integrativa para a saúde mental de idosos é o tema da quarta edição do Simpósio de Saúde Mental de Idosos, promovido pelo Programa de Extensão em Psiquiatria e Psicologia de Idosos (Proepsi) da UFMG. Com inscrições gratuitas, abertas a todos os interessados, o evento será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom Meeting, nos dias 23 e 24 de fevereiro. No horário de Brasília, na noite de sexta-feira, o simpósio começará às 21h30, e, na manhã de sábado, às 7h30.

As palestras reunirão profissionais de saúde mental do Brasil, da Índia e da China. Proferidas em inglês, as apresentações serão traduzidas por legendas automáticas, geradas pelo Zoom, para português, hindi, chinês e outros idiomas.

 Participe do canal BarbacenaMais e Receba no seu whatsapp todas as notícias em tempo real - Entre agora!

 

O que é medicina integrativa?

Popularmente, os termos medicina complementar e alternativa se referem a práticas de cuidados de saúde que não fazem parte da medicina convencional. À medida que as evidências de segurança e eficácia são asseguradas, essas terapias vão sendo combinadas com a medicina convencional e o termo "alternativa" pode ser mudado para “integrativa”.

Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) são “cuidados de saúde que combinam abordagens convencionais com práticas complementares e alternativas seguras e eficazes, comprovadas por métodos científicos”, afirma o professor Bernardo Viana, subchefe do departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG e um dos organizadores do evento. Segundo Viana, dentre os princípios dessa abordagem estão as preferências do paciente e a inclusão de aspectos mentais, físicos e espirituais da saúde. Ou seja, combinando-se ações da medicina convencional com práticas complementares mais bem pesquisadas e baseadas em evidências se busca alcançar o cuidado adequado para cada pessoa. Isso envolve também manter a saúde, prestar atenção a fatores de estilo de vida, como dieta, exercícios físicos, qualidade de descanso e sono, bem como a natureza dos relacionamentos.

Os transtornos mentais, especialmente em idosos, são um desafio cada vez maior para abordagens de medicina convencional. Apesar da abundância de tratamentos disponíveis para aliviar questões de saúde mental, as intervenções convencionais não são suficientes para oferecer a devida abrangência a todos os problemas mentais. A medicina integrativa propõe abordagens como yoga, tai chi, meditação, acupuntura, ayurveda, suplementos dietéticos e fitoterápicos, adaptadas a cada indivíduo. No simpósio, os especialistas convidados debaterão, a partir de evidências científicas, o progresso alcançado por meio da prática de diversas dessas estratégias para abordar a saúde mental de idosos.

O Comitê Organizador do evento é coordenado pelos professores Bernardo Viana, que também é pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurotecnologia Responsável (INCT NeuroTec-R); Hemant Bhargav, do Instituto Nacional de Saúde Mental e Neurociências (NIMHANS) Bengaluru, na Índia, e professor convidado da Escola de Medicina de Harvard, assim como pela médica Ling Yue, chefe do Departamento de Psiquiatria Geriátrica do Centro de Saúde Mental de Xangai, da Escola de Medicina da Universidade Jiao Tong de Xangai, China. Todos eles proferirão palestras no simpósio.

Apoio

No Brasil, além do apoio do INCT NeuroTec-R, o evento conta também com a parceria do Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM), da Faculdade de Medicina da UFMG, do Grupo de Pesquisa em Cognição e Envelhecimento (COG-AGING) e do Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG) da UFMG.

Serviço 

IV Simpósio sobre Saúde Mental de Idosos: Estilo de vida e medicina integrativa para a saúde mental de idosos

Inscrições: on-line e gratuitas - https://bit.ly/integrativa2024

Quem pode participar: aberto a todos os interessados na área

Quando: 23 e 24 de fevereiro de 2024. Sexta-feira e sábado. 

Duração: 8 horas 

Horário: das 21h30 a 0h e das 7h30 às 13h - Horário de Brasília (BRT)

Onde: transmissão ao vivo on-line via Zoom (o endereço será informado após a inscrição)

LEIA TAMBÉM:


 


Imprimir  

 







entre em contato pelo whatsapp