Evento, realizado entre os dias 29 de junho e 3 de julho, será transmitido pela página oficial do IF Sudeste MG no YouTube. SAIBA+
Será realizado, entre os dias 29 de junho e 3 de julho, o primeiro evento multicampi on-line do IF Sudeste MG. A II Semana do Alimento Orgânico, organizada em conjunto pelos campi Barbacena, Muriaé e Rio Pomba, tem o objetivo de incentivar o consumo de verduras, frutas e legumes cultivados sem agrotóxicos. Para isto, foram convidados palestrantes de instituições e associações que incentivam a produção orgânica em todo país. Eles falarão sobre temas como as perspectivas dos insumos para a agricultura orgânica e a importância do estabelecimento de vínculos entre agricultores e consumidores no desenvolvimento de estratégias de comercialização. O evento será transmitido pelo canal oficial do IF Sudeste MG.
O interessado em participar deve realizar inscrição on-line para ter acesso à transmissão. As palestras serão apresentadas das 16h às 18h. Nos dias do evento, serão enviados os links da salas do YouTube. Durante as apresentações, serão divulgadas as listas de presença.
Programação
A abertura contará com a presença do reitor Charles Okama de Souza e dos diretores gerais das unidades organizadoras: Marcelo José Milagres de Almeida – Campus Barbacena, Fausto de Marttins Netto – Campus Muriaé e João Batista Lúcio Corrêa – Campus Rio Pomba. A primeira mesa do evento vai tratar sobre o Movimento Orgânico Brasileiro e terá como palestrantes o pós-doutor em Comércio Justo e Agroecologia pela Università degli Studi di Perugia (Itália), membro da Associação Orgânica e do Instituto Brasil Orgânico, Sérgio Pedini, e a mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela Universidade Federal de Lavras e representante do Instituto Brasil Orgânico na região Sudeste, Aloísia Rodrigues Hirata.
No segundo dia, serão tratadas as perspectivas dos insumos para a agricultura orgânica. A doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e coordenadora do Programa Nacional de Bioinsumos, Mariane Carvalho Vida, falará sobre o projeto que está à frente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Já o doutor em Entomologia e diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, Dany Silvio Amaral, apresentará a experiência do município em que atua com biofábricas.
Na quarta-feira, será o momento de se discutir a importância das redes na produção e comercialização de produtos orgânicos. Haverá apresentação de representantes das redes Povos da Mata e Sabor e Saúde da Serra. No dia 2 de julho, os participantes vão falar sobre o estabelecimento de vínculos entre agricultores e consumidores no desenvolvimento de estratégias de comercialização da agricultura orgânica.
Para finalizar a segunda edição da Semana do Alimento Orgânico, serão apresentados os projetos de extensão desenvolvidos nas três unidades. Os representantes do Campus Rio Pomba Eduardo José de Moura, Thábata Emanuelle Fernandes e Bruno Rolim apresentarão as ações da Rede Mãos à Horta durante a pandemia do coronavírus. A professora do Campus Muriaé Juliana Sena Calixto fará a exposição “Apoio à comercialização delivery da Rede Sabor e Saúde da Serra”. Já a equipe do Grupo de Agricultura Pé no Chão do Campus Barbacena e os professores Laércio Borato de Paula e Bruno Almeida de Melo (IFPA) falarão sobre “O despertar e o caminhar da produção orgânica no IF Barbacena e o expandir das experiências”.