Fenômeno no céu forma um arco-íris ao redor do sol e encanta barbacenenses neste domingo

O fenômeno do Halo solar encantou os barbacenenses que registraram várias imagens neste domingo dos céus de Barbacena. Saiba mais...

Quem olhou para o céu na hora do almoço, neste domingo, talvez tenha se surpreendido com o enorme anel de luz ao redor do sol. Conhecido como halo solar, o fenômeno não é tão raro, mas sempre impressiona.

Trata-se de um arco-íris formado pelo encontro dos raios solares com diminutas partículas de gelo na atmosfera. Quando o astro atingiu uma certa altura, foi possível ver as sete cores - neste domingo - ao seu redor, mais ou menos nítidas, dependendo do momento.

Às vezes, em situações meteorológicas especiais, é possível ver não um, mas dois ou até três círculos. Neste caso, os círculos são concêntricos, com apenas um deles ao redor do sol, como uma auréola. fortes. O segundo mais distante ores esmaecidas. Nos dois casos, a formação indica que o céu está coberto de nuvens finas e altas, a 5 ou 6 mil metros de altura, formadas basicamente por diminutos cristais de gelo. Existe ainda o halo lunar, mais raro que o solar, que só acontece em períodos de lua cheia.

Trata-se de um fenômeno rápido, pois depende da direção dos raios solares. Conforme o ângulo de incidência dos raios se altera, o efeito de refração causado pelos cristais se perde. Por isso ele dura pouco tempo.

E por que o halo é redondo? 

Forma-se um círculo porque a fonte de luz é redonda. No arco-íris, só vemos parte do círculo, apenas o arco, mas ele também é redondo e, dependendo do ponto de vista do observador, pode ser visto em sua plenitude.

No facebook a barbacenense Jéssyca Cobuci também registrou em vídeo o Halo Solar:

 


Foto Kátia Cilene/BarbacenaMais


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br


Imprimir  

Tudo o que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Receba nossas noticias em seu e-mail:

 






Você vai gostar também



O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.