19
19/10/2018

Asas de Barbacena apresenta o Gavião Carijó num registro de Wagner Rocha


Conheça o Gavião-Carijó, fotografado por Wagner Rocha em registro no bairro do Campo, em Barbacena. 

46 

BarbacenaMais - Jornal Expresso - Este é um dos gaviões mais comuns da região e pode ser observado em quase todos os ambientes abertos com árvores esparsas: bordas de matas fechadas, matas ralas e capoeiras, roças, praças e quintais na cidade.

Tem porte médio, cerca de 38 cm de comprimento, é cinza e marrom por cima, ferrugem por baixo com barrado branco no peito e barriga; os olhos, base do bico e pernas são de cor amarela e a cauda é branca com faixas escuras.

Costuma escolher poleiros expostos como pontas de galhos ou postes para observar suas inúmeras presas que são muito variadas e incluem insetos, pequenos animais e aves, ovos, anfíbios e répteis.

Na cidade é um importante predador de ratos, morcegos e pombos e ajuda a controlar suas populações. Também pode atacar galinheiros e viveiros (daí ser também conhecido como gavião papa pinto) e outros animais pequenos de criação.

Voa com agilidade, mesmo entre as copas das árvores e pode planar em correntes térmicas a grandes alturas. Às vezes vocaliza bastante quando está pousado e às vezes pode ser ouvido em pleno voo quando um casal fica circulando bem alto.

A foto acima foi feita no bairro do Campo em Barbacena.

Conheça mais sobre as aves da região no site Asas de Barbacena.

53

POR WAGNER ROCHA DE OLIVEIRA

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

WWW.ASASDEBARBACENA.COM.BR

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.