13
13/12/2018

Publicidade

É preciso gerir o agronegócio da porteira pra dentro, diz Christianno Nascif


Rivelli trouxe a Barbacena o consultor em agronegócio Christiano Nascif, que em linguagem simples convocou os agropecuaristas da região a buscarem a eficiência em seus negócios. Saiba mais...

PALESTRA

CONSULTOR EM AGRONEGÓCIOS DEBATE GESTÃO PARA ALTA RENTABILIDADE NO DIA DE CAMPO

276 Christiano

Christiano Nascif falou para agropecuaristas de toda a região. Fotos: Katia Cilene/BarbacenaMais)

Repórter Carla Marques

O zootecnista Christiano Nascif esteve na Fazenda Extrema na última sexta-feira (06), para ministrar uma palestra direcionada aos agropecuaristas da cidade e região no Dia de Campo Rivelli. O evento contou com cerca de 800 agropecuaristas da região e o intuito foi trazer aos produtores uma reflexão sobre a gestão do negócio de suas fazendas.

Christiano Nascif é Zootecnista e Mestre em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa e coordena diversos projetos junto a universidade e no Sebrae, como o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL) e o Projeto Educampo/Sebrae Minas. Atua como consultor do Sebrae Ceará e Senar Nacional. É também coordenador técnico do Projeto Gestão Econômica e Financeira do Sebrae Minas nos segmentos: apicultura, hortifruticultura e suinocultura. Sócio – proprietário da empresa Labor Rural Serviços e Empreendimentos Ltda. e atua como consultor autônomo de empresas rurais e projetos agropecuários.

Sua palestra abordou a importância do conhecimento e domínio da gestão do agronegócio para melhoria da qualidade e otimização dos lucros, oportunidade em que afirmou que em relação aos resultados esperados de uma produção, o segredo está no gerenciamento e não no negócio em que se escolhe investir: “[...] a diferença está no processo de gestão, na eficiência técnica, na eficiência econômica, na produtividade, nesses fatores, é isso que faz com que alguém perca ou alguém ganhe”, enfatiza.

VEJA TAMBÉM:

Cálculos do valor do IPTU geram dúvidas e revolta nos moradores de Barbacena

Barbacena permanece em estado de alerta conforme resultado do segundo LIRAa de 2018

Dia de Campo Rivelli movimenta agronegócio no Campos das Vertentes

Outra questão abordada pelo zootecnista fala da necessidade de capacitação para o produtor. Ele explica que existem várias formas de buscar essa capacitação, através da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), de consultores autônomos, pelo Sindicato Rural, cooperativas e empresas de consultoria que podem orientar os produtores. Christiano falou ainda da relevância de não focar somente nos valores, nos preços de mercado, mas analisar todos os processos existentes na produção, principalmente, a gestão. Segundo ele: “Se perde muita energia focando em preço, que não depende dele, e esquece de fazer o dever de casa.”

Em relação aos possíveis investimentos, Christiano disse que apesar das adversidades encontradas no Brasil, a política agrícola, política fiscal de impostos, crédito agrícola incompatível com a rentabilidade do setor agropecuário, portos e estradas, ainda sim, o agronegócio é uma área interessante para se investir, levando em consideração a competitividade em nível mundial. “O agronegócio, por enquanto está aberto a novos investimentos, sabendo trabalhar ele é uma boa alternativa para investir e aplicar o dinheiro”, afirmou.


 

 

0001 MinasCAR Animado Final


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.


Ads Banners