Dentre mais de 80 projetos de todo o estado de Minas Gerais, o Instituto Curupira sagrou-se campeão em duas categorias da FECETE 2015 e ficou com uma segunda colocação. LEIA MAIS....
Instituto Curupira conquista três importantes prêmios em Feira Estadual de Ciências
O Instituto Curupira conquistou três importantes prêmios na Feira Estadual de Ciências e Tecnologias (FECETE - 2015), realizada na cidade de Santa Rita do Sapucaí, entre os dias 07 e 10 de outubro. Foram mais de 80 projetos participantes de todo o estado.
Com pesquisas realizadas pelo Laboratório de Pesquisa e Ações Ambientais (LPAA) do Instituto Curupira, a equipe composta por Delton Mendes Francelino (Cientista Orientador), Amanda Lisbôa, Bruna Carvalho, Kátia Lara Ribeiro, Maria Eduarda Malvar, Larissa Oliveira e Marcello Chagas, conquistou com alegria e estímulo premiações relevantes dentro do panorama de pesquisa em ciências ambientais do Curupira. Os projetos premiados foram:
1º Lugar Geral - Melhor diário de bordo técnico/científico da FECETE 2015:
Projeto: "Biomimetismo Cultural: Formigas e abelhas - exemplos que podem mudar o mundo";
1º Lugar - Melhor Projeto científico CSH - "Biomimetismo Cultural: Formigas e abelhas - exemplos que podem mudar o mundo";
2º Lugar - Melhor Projeto científico CSH - "Entre tarrafas e carrancas - a utilização de mídias alternativas como forma de luta marginal e descentralização midiática de habitantes do rio São Francisco contrários à transposição."
Foram quatro dias de muito aprendizado, trocas científicas e culturais. Com projetos de todo estado, a FECETE foi realizada dentro da Escola Técnica de Eletrônica (ETE), um dos maiores pólos de eletrônica da América Latina. Segundo os membros da equipe, foi uma grande satisfação conquistar os prêmios, como destaca Maria Eduarda Malvar: “Foi um experiência muito importante pra nós do Curupira. Conquistamos dois prêmios de 1º Lugar, inclusive despontando sobre projetos de engenharia. É um orgulho imenso ver que nossas pesquisas foram reconhecidas...e também saber que praticamos elas sempre em nossos trabalhos diários do Instituto. Estamos muito felizes em trazer esses prêmios pra Barbacena e mostrar como o Curupira é forte no país.”
Amanda Lisbôa destaca ainda que: “nossa amizade, alegria de estar juntos, é que faz e fez a diferença. O Curupira é uma grande família. Tudo o que fazemos juntos sempre dá resultados, assim foi com o os Festivais nacionais de teatro e música esse ano, e assim sempre vai ser!”
Bruna Carvalho, também pesquisadora do Curupira, ressaltou a importância da coletividade do grupo “gostaria de agradecer a todos de nossa equipe... parabenizar e agradecer o Delton, por acreditar na nossa capacidade e nos proporcionar esses momentos! E viva ao Instituto Curupira”.
Delton Mendes, orientador dos projetos premiados e coordenador científico do Laboratório, reiterou a importância do evento: “sempre participamos de feira científicas. É de imensa importância que a ciência saia do laboratório e se mostre à sociedade. Sempre fomos reconhecidos por nosso projetos envolvendo as questões ambientais e culturais e, essas premiações, reiteram a importância do setor científico do Instituto Curupira; coroam todo um longo trabalho de pesquisa que já dura 3 anos. Parabenizo a equipe. O esforço de todos foi fundamental para a consagração em forma de premiações, dos nossos projetos.”