28
28/02/2020

Publicidade

Direito à Saúde para o Idoso: o que você precisa saber

A Constituição Brasileira já garante o direito à Saúde para todos os brasileiros. Conheça seus direitos...

001 Saude Idoso

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

O Estatuto do Idoso, Lei Federal 10.741 de 2003, no Título II, Capítulo IV, reforça o direito à Saúde da pessoa com mais de 60 anos. 

Todos os adultos mais velhos tem o direito de ter acesso a um programa de Atenção Global à Saúde. O SUS – Sistema Único de Saúde é o órgão que deve cumprir este direito. Um Geriatra ou Gerontólogo Social deve orientar ações para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde dos idosos.

O idoso também tem direito ao fornecimento gratuito de medicamentos pelo Poder Público. Principalmente os de uso contínuo. Também tem direito de receber gratuitamente próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação (por ex.: fraldas geriátricas, aparelhos de surdez, dentaduras, etc.) caso necessário.

Veja aqui a lista de medicamentos gratuitos na Farmácia Popular e na rede própria da Farmácia Popular. Para saber quais medicamentos estão disponíveis nos Postos de Saúde, acesse o site da prefeitura de sua cidade.

Para ter acesso a medicamentos fora da lista e a outros materiais, como próteses, etc, por favor, procure o Posto de Saúde mais próximo ou a Secretaria de Saúde de sua cidade.

Envelhecer com Saúde deve ser prioridade de Políticas Públicas e de cada um de nós. Quando maior o tempo em que conseguirmos preservar nossas funcionalidades e aspectos cognitivos, maior nossa qualidade de vida.

(Entenda o que significam Funcionalidades e Cognição)hoj

 


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.

Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.barbacenamais.com.br ou as ferramentas oferecidas na página.
Textos, fotos, artes e vídeos do BarbacenaMais estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do portal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do BarbacenaMais (relacionamento@barbacenamais.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o BarbacenaMais faz na qualidade de seu trabalho.


Ads Banners