19
19/10/2017

Empresa Barraca celebra 50 anos de fundação

A empresa Barraca reuniu diretoria e funcionários numa celebração para festejar junto com seus familiares os 50 anos de sua fundação. Saiba um pouco da história deste importante grupo empresarial de Barbacena e veja como foi a festa...

A Empresa Barraca é uma instituição de transporte público presente na história da cidade de Barbacena e diversos outros municípios da região.  E também integra a história de muitas famílias. Sua trajetória é escrita de maneira muito concreta, concisa, regada de eficiência e qualidade em cada ação que executa. Desde sua fundação procura levar à população um serviço de total qualidade e acompanhado de conforto e segurança para quem usufrui de seus ônibus. Tudo isso, somado à total dedicação dos proprietários, vale destacar aqui aquele que ajudou a criar e promover todo o crescimento da empresa, Jair da Fonseca Pinto, popularmente conhecido como Jair Barraca.

O resultado de tanta luta, de tanto trabalho não só da Família Proprietária da Empresa Barraca, mas de diversos colaboradores, levou a Empresa a ser um grande destaque e muito respeitada diante da sociedade pela qualidade de tudo que executa. Neste ano de 2017, a Empresa tem um motivo muito especial em sua história, pois comemorou seus 50 anos. Esta data tão importante foi festejada no dia 30 de setembro com uma grande festa realizada na garagem da Empresa, na Avenida Governador Bias Fortes, em Barbacena. Uma comemoração realizada, exclusivamente, como sempre acontece, com seus colaboradores/funcionários e todos seus familiares, porque sempre se pautou e caminhou como uma empresa família, em que todos, juntos, lutam por um mesmo objetivo, o crescimento da empresa e a felicidade de todos.

Na Festa dos 50 anos não poderia faltar a parte religiosa. Por isso, a comemoração iniciou com a celebração de uma missa presidida por padre Alvim Valério, da Paróquia de São Sebastião, do Distrito de Correia de Almeida; e como colaborador diácono Joel de Carvalho. Presente na missa toda a família Barraca - pai, filhos e netos. Uma missa que foi animada pelo Grupo de Música São Gonçalo. Na procissão de entrada, além do celebrante, também participou a Velha Guarda da Empresa que são funcionários que já se aposentaram e outros que ainda permanecem na ativa e têm longa e grande contribuição na trajetória da Empresa. Outro momento de presença de funcionários foi na leitura da Oração da Assembleia. Na Procissão do Ofertório, o casal Janaína da Fonseca Pinto Araújo, diretora da Empresa, e o esposo Marcelo Cristian da Silva Araújo. Após a missa, foi servido um saboroso buffet quando toda a Família Barraca se confraternizou em um verdadeiro momento de descontração e marcante nestes seus 50 anos de história.  

Festa do Jubileu de Ouro reuniu funcionários e seus familiares em um grande momento de confraternização da Empresa Barraca

Jair 'Barraca' da Fonseca Pinto com sua filha Janaína e os netos na celebração dos 50 anos do grupo empresarial

Diácono Joel de Carvalho, padre Alvim Valério - paróquia São Sebastião de Correia de Almeida, e o ministro da eucaristia Valdair Sandro

 

Participação da velha guarda da Empresa na Procissão de Entrada

Os parabéns

O parabéns pelos 50 anos foi cantado antes do término da missa ao redor de uma mesa que tinha dois bolos, que por si só relatavam a trajetória da Empresa Barraca: um bolo no formato de um caminhão Chevrolet, pois foi com este tipo de veículo que tudo começou; e um bolo em formato de um ônibus, que registra a segunda etapa de todo a história, que é a Empresa de transporte público. O cantar dos parabéns foi de muita emoção para a família, pois em poucos minutos relembraram a caminhada até o Jubileu de Ouro. Não deixaram de agradecer todos os seus colaboradores, pois sem eles o sucesso da Empresa Barraca não teria sido alcançado. 

Uma homenagem ao fundador

Recreação para as crianças

A programação da Festa teve também atividades específicas para os filhos dos funcionários: pintura facial e pula-pula; além de distribuição de muita pipoca e algodão doce, e o que se percebeu foram as crianças se divertindo muito e os pais felizes por verem o carinho da Empresa Barraca com seus filhos.

75 prêmios foram sorteados entre os funcionários

A Empresa Barraca sorteou entre seus funcionários/colaboradores, durante as comemorações do Jubileu de Ouro, setenta e cinco prêmios. Todos receberam previamente o cupom para poderem participar do sorteio que animou ainda mais a Festa. Um momento muito esperado por todos. Foram distribuídos em prêmios três TVs 28`polegadas, três lavadoras de roupa, uma geladeira, um fogão de 4 bocas, três micro-ondas, dois liquidificadores, dois conjuntos de panelas e sessenta cestas básicas.

 

A trajetória relatada por seu fundador

Tínhamos uma frota de 13 caminhões, que era o sustento de nossa família. Algo conquistado com muita luta e sacrifício por mim, meu irmão Valter da Fonseca Pinto (Didi) e meu pai Magnus Ferreira da Silva Pinto. Então resolvemos vender tudo e mudar de negócios e compramos a primeira linha de ônibus que fazia Alto Rio Doce a Barbacena. Depois, no final do ano de 1969, adquirimos a linha de Barbacena para Alto Rio Doce, que pertencia ao Zé Bodeco, o antigo José Tomaz.

Já no dia 25 de dezembro de 1970, compramos a linha que fazia Cipotânea a Ubá, onde também trabalhei como motorista. E os tempos foram passando e fomos adquirindo as linhas ao redor de Barbacena, como para Bias Fortes, para Piedade do Rio Grande, para Andrelândia, para Antônio Carlos e para Alfredo Vasconcelos. 

Compramos ainda a linha de Dores do Turvo a Ubá; Guidoval a Ubá. Conquistamos a linha de Presidente Bernardes a Ubá. Ampliamos nossa atuação com as linhas que fazia Rio Pomba a Barbacena; Santa Bárbara do Tugúrio a Barbacena; Vitorinos a Barbacena e Senhora dos Remédios a Barbacena. Eu e o Didi compramos tudo. Em julho de 1994, eu e meu irmão deixamos de ser sócios e cada um passou a administrar sua parte da Empresa.

Então continuei na luta e no dia 5 de agosto comprei a Viação Santa Efigênia. Não sei como arrumei o dinheiro, mas peguei os carros da Dona Maria, do Jair Junior, do Magnus Neto, caminhão que eu tinha e dei de entrada na linha. Paguei não sei como. No dia 20 de dezembro adquiri a Cidade das Rosas. E até hoje continuo no universo do transporte coletivo.

Nome da empresa: Transporte Harmonia Barraca foi a primeira firma que tivemos. Meu pai que deu este nome e disse que tudo tinha que ter harmonia, porque se não houvesse harmonia não se conseguia desenvolvimento. Depois passou a se chamar simplesmente Empresa Barraca. A palavra ‘Barraca’ foi inserida ao nome porque meu avó contava que meu bisavô receitava como remédio uma planta existente na natureza. Quando as pessoas o procuravam, dizendo que estava com algum problema de saúde, meu bisavô mandava tomar o chá da folha da ‘Barraca’. Tudo para ele era da folha da Barraca.

Conforme o Pedro Maroca que estava aqui, gostava de por apelido nos outros; e meu avô não gostava que chamasse ele de folha da Barraca, o apelido pegou. E isso passou para meu avó, para o meu pai, para mim, passei para meus filhos e agora vai para meus netos. Barraca é sinal de cura, porque a folha da Barraca era indicada por meu bisavô para curar todo mundo de qualquer dor. E, assim, a Empresa Barraca continua escrevendo sua história em Barbacena e cidades da região, procurando sempre oferecer um serviço de total qualidade.

A mensagem que deixo aos nossos colaboradores é de agradecimento, pois sem a participação, dedicação e muito trabalho deles não teríamos superado todas as dificuldades e chegado aos 50 anos de história. Aqui na Empresa somos uma comunidade, uma verdadeira família em que prevalece o companheirismo, a dedicação e o amor pela Empresa. Temos que ser um pelo outro e sempre caminhando juntos. A emoção é completa porque chegamos onde chegamos com muita força, dedicação, trabalho, saúde e segurança.

 

Jair da Fonseca Pinto Júnior - Atual administrador da empresa

Para nós da Empresa Barraca é um orgulho muito grande celebrar este momento. Acompanhei a luta de meu pai para promover o crescimento da Empresa. Sei que para ele é um orgulho ter uma Empresa dentro da cidade, gerando empregos, trazendo coisas boas para o desenvolvimento do município. Nossa família é criada dentro da empresa de ônibus. Assumimos a diretoria da empresa e estamos dando continuidade ao trabalho do papai, lembrando que ele está sempre supervisionando, tomando conta. Importante ressaltar que hoje somos uma grande família, pois a Empresa contou com a ajuda de muitas pessoas que foram fundamentais para o seu crescimento, que fizeram a diferença dentro da Empresa. Para nós, é muito importante esta dedicação de todos. Tem pessoas que praticamente me criou aqui dentro da Empresa. Procuramos estar sempre inovando, prestando um bom serviço aos usuários e trazendo o que há de melhor para a nossa região, para a nossa cidade.

A Empresa Barraca aos 50 anos

A Empresa Barraca chega ao seu meio século de existência gerando 350 empregos. Possui uma frota super moderna de ônibus composta de 126 veículos, que é revisada periodicamente de acordo com as especificações dos fabricantes. Os ônibus e funcionários estão preparados para atender as exigências de empresas e particulares, no transporte profissional de pessoas, excursões e linhas regulares. Atua em todo o território nacional com as seguintes atividades: transporte profissional de pessoas (fretamento contínuo), fretamento de viagens especiais (excursões) e transporte intermunicipal com horários regulares para as seguintes cidades: Barbacena - Alfredo Vasconcelos, Andrelândia, Bias Fortes, Paraíso Garcia, Ibertioga, Piedade do Rio Grande, Senhora dos Remédios, Santana do Garambéu, Santa Rita de Ibitipoca, Vitorinos e Senhora dos Remédios.


Fotos de Márcio Cléber/Jornalista


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.


Publicidade