21
21/11/2018

Instituto Bom Pastor se prepara para as comemorações dos 70 anos


Instituto festeja 70 anos enquanto comemora os 15 anos de trabalho em parceria com a Saúde Mental em Barbacena. Confira a programação...

Convite

SOBRE A PARÓQUIA DO BOM PASTOR

No dia 18 de setembro de 2018  é comemorado mais um aniversário da Paróquia do Bom Pastor. Há dezessete anos atrás, com o crescente progresso da cidade de Barbacena, sobretudo da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, foi necessário, para um melhor atendimento espiritual e pastoral dos fiéis, a criação desta nova Paróquia. Dom Luciano Mendes de Almeida, Arcebispo de Mariana, assim afirmou na instalação da paróquia: “Com grande alegria e solicitude pastoral, estudamos esta possibilidade com os párocos locais, com a Forania e o Conselho Presbiteral, chegando, finalmente, a um consenso, inclusive quanto à área que comporá a nova paróquia”.  

Sendo assim, no dia 1º de junho de 2001, em uma reunião depois de conversas em diversas instâncias, o Arcebispo de Mariana, D. Luciano Pedro Mendes de Almeida concluiu entendimentos para a aquisição da casa do Bom Pastor junto às Irmãs do Bom Pastor para a Arquidiocese de Mariana. Na mesma data o então Vigário Episcopal da Região Pastoral Mariana Sul da arquidiocese, Pe. Paulo Dionê Quintão, sugeriu ao arcebispo a fundação de uma Paróquia juntamente com o acolhimento na casa, do seminário do Propedêutico que vinha funcionando na casa paroquial da Basílica de São José. Em conversa acontecida aos 10 de agosto de 2001, dia do Mártir São Lourenço, entre aquele que seria o futuro pároco, Pe. Ronaldo Gomes Chaves, sugerido e aceito pelo Arcebispo Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e conselho presbiteral, e o então Vigário episcopal da região Mariana Sul, Pe. Paulo Dionê Quintão, ficou definida a data de 18 de setembro de 2001 para a fundação da Paróquia do Bom Pastor e acolhida do Pároco.

Em 18 de setembro de 2001 foi criada a Paróquia numa celebração solene presidida pelo Arcebispo, com a presença do Vigário Episcopal e uma expressiva representação das comunidades da Paróquia, do clero da Arquidiocese, das religiosas do Bom pastor e de outras congregações, na qual foram empossados o Padre Ronaldo Gomes Chaves como Pároco e o Padre José Raimundo Rodrigues como Vigário Paroquial.

Entre as muitas realizações que o Espírito Santo tem movido à organização pastoral, podem-se enumerar: a articulação do CPP – Conselho Pastoral Paroquial, os CCPs – Conselhos Comunitários de Pastoral em todas as comunidades (Bom Pastor, São sebastião da Ponte do Cosme, Santa Luzia, na Lavrinha, Dom Bosco, Carmo,  N. Sra. Aparecida, São Judas) e CAEP – Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial. Outro aspecto é a formação de Grupos de Reflexão, Equipes de Liturgia e Ministros, Catequese, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Encontros com Jovens e Pastoral Familiar, Encontro de Jovens com Cristo. Encontro de Adolescentes com Cristo, Pastoral Dimensão Missionária. As comunidades ainda contam com vários movimentos: Cursilho, ECC, Renovação Carismática, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Ordem Terceira do Carmo, Maanain, dentre outros.

Dentro da dimensão social paroquial existem várias iniciativas, como a Sócio-Transformadora e o Instituto José Luiz Ferreira (“Instituto Bom Pastor”), que aos poucos, foi reconhecido pela Igreja e Sociedade, como um grande espaço de promoção da dignidade da vida para tantos irmãos e irmãs que necessitam de apoio e acolhida por parte do Bom Pastor e dos seus seguidores e seguidoras, e que em 2018 comemora 70 anos de existência.

Foto da capa: Victor Photography


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.