20
20/08/2018

Diretores de museus da região se reúnem em Barbacena para discutir financiamento e preservação de acervo


Outros três encontros devem acontecer até junho. As informações serão reunidas em uma plataforma digital até o fim do ano.

642 Museu Da LoucuraBarbacena sediou nesta sexta-feira (4) o 5º Encontro Regional de Museus. O evento reuniu moradores, gestores, técnicos e representantes de territórios para discutir planejamento museológico e projetos e programas de financiamento pras instituições. A iniciativa da Superintendência de Museus e Artes Visuais (SUMAV) é realizada desde abril, e outros três encontros estão previstos para serem realizados até 28 de junho. Todas as informações coletadas durante as reuniões serão disponibilizadas em uma plataforma digital que deve ser lançada até o fim do ano. O desafio dos museus é conseguir recursos pra administrar o acervo, diante da falta de financiamento público pra obras de restauro e manutenção de infraestrutura.

Nas oficinas do encontro foram discutidas como eles elaboram os projetos de forma correta pra acesso mais rápido aos recursos. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes há 30 museus. Um deles é o Museu da Loucura, inaugurado em 1996, funcionando em num dos anexos do extinto Hospital Colônia em Barbacena. O acervo conta um pouco da história de 60 mil pessoas que foram internadas na unidade no final do século 19 e início do século 20. Nas diversas imagens espalhadas pelas salas, o visitante consegue ter uma noção de como os pacientes eram tratados.

Foto: Debora Marcier
Informações: MGTV


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br







O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.