20
20/07/2018

Exposição de fotografia retrata 130 anos da imigração italiana a Barbacena


A nona edição da Feira Italiana de Barbacena inicia nesta quinta-feira, dia 12 e estenderá até o domingo, dia 15. Saiba mais...

Colonia 12 04 2018Uma das atrações do evento é a exposição de fotografia montada na sede do Grêmio Recreativo da Colônia Rodrigo Silva, que pode ser visitada durante a realização da Feira. Uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco da trajetória dos 130 anos da imigração italiana em Barbacena. São fotos do álbum de diversas famílias italianas que nos remetem a um passado de grandes conquistas. Os organizadores convidam outras famílias que também levem suas fotos para enriquecerem ainda mais a Exposição. Um verdadeiro resgate da memória de uma parte importante da história da cidade. Barbacena foi a primeira cidade de Minas Gerais a receber oficialmente os imigrantes italianos, por volta do ano de 1886, duas nações, Brasil e Itália, um casamento perfeito. No início, vieram 25 famílias de origem do norte da Itália para a Fazenda do Facão (Sericícola) e posteriormente transferidas para a recém criada Colônia Rodrigo Silva. As atividades destes imigrantes envolviam principalmente a agricultura com destaque para o cultivo de milho, feijão, batatas e uvas (com produção de vinho) e junto com a posterior chegada dos imigrantes das várias regiões da Itália, construíram uma brilhante trajetória de luta e de conquistas. Seus descendentes continuam a escrever páginas desta presença marcante na cidade.

A Associação de Cultura Italiana de Barbacena - Casa d´Itália di Barbacena, surgiu para manter viva a cultura italiana na região e desenvolver a integração dos descendentes das famílias imigrantes do referente país com a comunidade regional. Nesta intenção, fomenta atividades para ampliar seus associados com objetivo desenvolver atividades para empoderar o grupo alvo de sua cultura ancestral.  Uma das grandes realizações da Casa d´Itália di Barbacena é a Feira Italiana, evento destinado a enaltecer a cultura italiana, acontecendo anualmente, momento em que divulga este trabalho. A tradicional Feira Italiana acontece no Campo do Grêmio da Colônia Rodrigo Silva em uma realização de parceria entre a Casa D´Itália de Barbacena, a União Comunitária de Barbacena - UCB, o Grêmio Recreativo Rodrigo Silva e a Associação dos Moradores do Bairro Roman - AMBRA, contando com o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Barbacena, diversas empresas e cidadãos barbacenense e tem como patrocinador oficial a Regale Corretora de Seguros.

Programação

No dia 12 de abril haverá a tradicional pré-abertura com música ao vivo, às 21h, no Gino´s il Candelabro. Sexta-feira, dia 13, na Colônia, barracas com comidas e música som mecânico. No sábado, dia 14, abertura oficial às 16h com a presença de autoridades e a participação da Banda de Música do 9º Batalhão da Polícia Militar, seguida da escolha do “Colonino” e “Colonina” (concurso infantil) e a noite será animada pela cantora Luma Goulart. A programação de domingo, 15, inicia-se com missa campal às 10h seguida de música Italiana ao vivo com Daniel Falzoni e Tamyres Brandão, Dança Folclórica do grupo Tarantolato, de Juiz de Fora, e às 14h apresentação do  “Colonino” e “Colonina” eleitos. Às 15h, reapresentação do Grupo de Dança Folclórica e encerramento, às 17h, show dançante com Luma Goulart. A Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada e Municipal Inês Piacesi participarão durante toda Feira com atividades culturais desenvolvidas pelos alunos, entre elas o desfile com roupas típicas para escolha do “Colonino” e “Colonina”.

VEJA TAMBÉM:

Defensoria Pública entra na Justiça para garantir passe livre aos estudantes de Barbacena

Militares da 13a RPM recebem Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Barbacena

Margarida Salomão é eleita presidenta da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU)

Assista abaixo matéria produzida pela TV Integração disponível no G1:


0001 MinasCAR Animado Final


REDAÇÃO DO BARBACENAMAIS - Whatsapp (32)9 8862-1874 - Email: redacao@barbacenamais.com.br






O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.