25
25/02/2017

Projeto Piloto para identificação, proteção e controle populacional de cães e gatos em Barbacena





Foi dada a largada para o início de uma nova fase para a luta pelos direitos dos animais em Barbacena. A protetora e vereadora Vânia Castro e o deputado Noraldino Júnior participaram da primeira reunião técnica para implantação do projeto que transforma Barbacena na cidade piloto do projeto da Lei estadual 21.970. Saiba mais...

DIREITOS DOS ANIMAIS

Projeto Piloto para identificação, proteção e controle populacional

de cães e gatos em Barbacena

Mais um passo em direção à efetivação de uma política pública para proteção dos animais em Barbacena com a 1ª Reunião Técnica da Execução da Política Pública para o Manejo Ético de Cães e Gatos, ocorrida na sexta-feira, dia 3, no auditório da Prefeitura, na Praça Conde de Prados, com a participação dos poderes constituídos da cidade, representantes de ONG’s, protetores e ativistas, com o objetivo de discutir e traçar metas sobre a situação atual dos animais em Barbacena.

A reunião teve caráter técnico e específico visando implementar e colocar em prática a Lei Estadual nº 21.970, sancionada em Janeiro de 2016, que determina, além da proibição de sacrifício de animais para controle populacional, a utilização de microchip, punição para autores de maus tratos e abandono e controle populacional dos animais através de castrações.

A Vereadora Vânia Castro, protetora e apoiadora desde o início de seu primeiro mandato, de ações e dos grupos de protetores, afirmou que “ocorreram alguns problemas, que posso considerá-los como ‘de domésticos’, em que os ânimos ficaram um pouco exaltados, mas com certeza tudo será esclarecido.

Um dos grandes momentos da reunião técnica foi quando o Secretário Municipal de Saúde, Dr Orleans da Costa, confirmou as colocações do Prefeito, Luis Álvaro, em contribuir com a causa animal através de convênio, em que ficou acordado o repasse mensal à Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (ABPA) que ficará responsável pela utilização e prestação de contas da verba para tratamentos e castrações dos nossos animais”.

De acordo com a Vereadora Vânia Castro, “não podemos mais ignorar a realidade em Barbacena e muito menos lidar com ações isoladas. Devemos trabalhar unidos na conscientização através de parceria com a Secretaria de Educação, apresentar na base das escolas o conceito da importância dos animais quanto saúde pública e mostrar que defender os animais, os humanos e o ambiente é a forma correta para uma vida saudável e respeitosa e passo a passo alcançarmos o objetivo que é o bem estar de todos”.


O Portal de Noticias BarbacenaMais não se responsabiliza pela opinião dos leitores expressas aqui através de seus perfis no Facebook.