04
04/09/2015

Em sessão solene, Câmara Municipal celebra os 224 anos de Barbacena

Cotidiano
Fonte

Aconteceu na última sexta-feira, dia 21, na Câmara Municipal de Barbacena, a Sessão Solene em comemoração aos 224 anos de emancipação política de Barbacena. Leia mais.

 

CÂMARA

Em sessão solene, Câmara Municipal celebra os 224 anos de Barbacena

Aconteceu na última sexta-feira, dia 21, na Câmara Municipal de Barbacena, a Sessão Solene em comemoração aos 224 anos de emancipação política de Barbacena. O Poder Legislativo condecorou algumas personalidades que foram nominadas juntamente com os autores das proposições pelo presidente Flávio Barbosa, sendo que ele indicou o Ten. Cel. Clóvis Pimenta e o Major Ângelo Augusto de Pádua e Silva para receberem, respectivamente, as Medalhas de Ouro e Prata.

 Já o vereador Amarílio Andrade indicou o Comandante da Epcar, brigadeiro Celestino Todesco, para receber o Título de Cidadão Honorário e para receber a Medalha de Ouro, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, Cel. Sócrates Edgard dos Anjos; o Comandante da 13ª Região da PMMG, Cel. Carlos Bratiliere, e à Saint-Gobain do Brasil, que foi representada pelo Diretor Geral, Wiltison Varnier.

O Pastor Johnson Marçal indicou o Desembargador Wanderley Salgado de Paiva e a Juíza Alzira Gonçalves da Silva, como Cidadãos Honorários.

O Orador Oficial, vereador Amarílio de Andrade, destacou os serviços prestados à cidade pelos homenageados. O brigadeiro Celestino Todesco, agradeceu em nome dos condecorados, enaltecendo a pessoa de todos eles, relembrando no seu caso especifico que como garoto saiu de São Paulo para vir estudar na Epcar e há dois anos retornou, como oficial general das Forças Armadas, comandando a instituição em que iniciou a sua carreira militar, destacando a sua gratidão pela Cidade das Rosas. Em nome do Poder Executivo, usou da palavra o Secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que discorreu sobre a cidade, em especial, relembrando fatos históricos ocorridos na Câmara Municipal.

Para o prefeito Toninho Andrada, a Sessão Solene celebrou os 224 anos do ato oficial do então Governador da Capitania de Minas Gerais, Visconde Barbacena, que dava autonomia administrativa e política do Arraial da Igreja Nova, separando-o do Termo de São José del-Rei, afirmando que “a data é uma oportunidade para se reviver alguns dos fatos históricos do passado e também reverenciar no presente personalidades e entidades que dão continuidade à trajetória progressista e democrática da cidade”, pontuou.

 

Confira as fotos do evento clicando aqui.